quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Música, Cultura Pop e Jonas&François

Abre parênteses. Isso pode soar repetido, mas é impressionante a cadeia de informações que você pode acessar na web. Ninguém pensa conscientemente sobre isso no dia-a-dia, mas para cada pergunta que você faz ao google, existe uma infinidade de respostas que levam a outras perguntas, que levam a mais e mais respostas...você, curioso, começa ali digitando um simples termo e quando vê: pá! milhões de abas abertas,  links saltando para todos os lados e, se você piscar, nem sabe mais o que estava procurando! A informação cresce em progressão geométrica e é por isso que tem tanta gente estressada com tanta informação. Outros não se estressam, fazem como eu: esquecem. Fecha parênteses!
Um dos meus hobbies há muito tempo é assistir videoclipes. Antigamente na MTV, que hoje infelizmente dedica muito pouco da sua programação à música, e atualmente pela internet. Tenho, entre os diretores do coração, o mestre Mark Romanek, Roman Copolla , o trio inseparável Michel Gondry - Spike Jonze - Chris Cunningham, Floria Sigismondi , sempre dark e surreal Jonas Åkerlund, Samuel Bayer  (queridinho dos Strokes, Nirvana e Green Day),David Fincher (o cara do Seven e Fight Club) e Jean-Baptiste Mondino , mais conhecido pelo seu trabalho como fotógrafo de moda. Mas o tema deste post não é sobre eles.
Estava eu zapeando esses dias a tv a cabo quando passei por um trecho de um videoclipe bacaníssimo. Pela estética já sabia de cara quem eras os reponsáveis: a dupla de diretores parisiense Jonas&François, a mesma responsável pelo sucesso do clipe de D.A.N.C.E., hit do Justice. O videoclipe de que falo é da música Only Man do grupo de música eletrônica Audiobullys , uma brincadeira visual com os ícones da cultura pop misturados à letra da música e até mesmo aos créditos do próprio videoclipe, tudo estampado em solas de tênis.
Essa dupla é relativamente jovem se comparada ao time de diretores citado acima, mas é notável que seus videoclipes tenham se tornado tão famosos na internet em tão pouco tempo. Após o sucesso de D.A.N.C.E., videoclipe produzido para o Justice a dupla engrenou e passou a ser chamada para produzir videoclipes para grandes estrelas pop. O resultado está aí:

Não cabe aqui analisar cada detalhe, descobrir cada trocadilho ou menção feito no video, mas digo que dá gosto ver que ainda se criam bons videoclipes. Para os interessados vale a pena dar uma olhada no FontFeed , site especializado em tipografia que fez uma análise QUADRO A QUADRO de quase todas as referências inseridas no videoclipe e que você pode acessar aqui
Você deve estar pensando aí: “mas eu já vi isso em outro lugar!” Disso não há dúvidas. Take On Me
do AHA (lembra?) foi um videoclipe revolucionário para a época e já brincava com a cultura pop, com a mistura de quadrinhos e realidade e fica claro que serviu de inspiração para vários videoclipes e comerciais produzidos ultimamente. O legal é a inspiração nessas referências e reinvenção criativa daquilo já visto, coisa que Jonas&François cumprem com êxito.

Voltando a idéia do início deste post, lembrei de comentar sobre o excesso de informação porque justamente na hora que sentei na frente do computador para criar este texto, fui para internet pesquisar mais sobre o trabalho destes diretores. E graças a infinidade de informação que a web nos proporciona, as abas do meu navegador foram pipocando. E pesquisando os diretores passei a conhecer o som do AudioBullys, o trabalho do designer/dj So Me, grande parceiro de Jonas&François, a empresa Mathematic , responsável pelo CGI de “Only Man”, a produtora musical Ed Banger para a qual todos eles já trabalharam de alguma forma, a produtora de filmes El Niño >,onde conheci outros diretores bacanas, além de saber que a MTV não usa desde o começo deste ano a assinatura “music television” sobre sua logo. Meu nível de “stress informacional” aumentou um pouco, mas meus bookmarks agradecem! :)
CONFIRA OUTROS TRABALHOS DA DUPLA:

postado por Thiago Peraça

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Mariana Rosa. All rights reserved.
Blogger template created by Templates Block | Start My Salary
Designed by Daniel Comas